English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

Um passeio na memória - Capítulo II

      Fevereiro 2007
Desde as últimas férias que nada andava muito bem, a minha mãe andava sempre cansada e teve de ficar em casa porque não conseguia acompanhar o ritmo de trabalho. Ninguém me dizia nada, ninguém me explicava nada. Entre bocados de conversa, eu e a minha irmã percebemos. A minha mãe estava com uma anemia porque tinha um fibromiona, um tumor benigno. Nada de muito grave mas tinha de ser removido. Marcou-se a cirurgia.
Na verdade, nunca pensei que fosse algo grave. Nunca fiquei verdadeiramente preocupada porque pensei que era algo fácil. Mas, depois da cirurgia, a médica explicou-nos que o tumor estava num lugar perigoso e que corria o risco de provocar danos sérios na bexiga. Mas, que com sorte, conseguiram remover tudo e a cirurgia tinha sido um sucesso.
A minha mãe passou uma semana internada pois a anemia não passava, apesar das várias transfusões sanguíneas, e eu passava os meus dias lá. Saía da escola e ia directa ao hospital, às 19h30 a hora de visita acabava e eu tinha de sair. Foram várias as vezes em que tive de disfarçar o facto de estar quase a desmaiar quando a comida vinha. A minha mãe odiava a comida de lá, se eu desmaiasse a probabilidade de ela a comer era mínima. Sentava-me disfarçadamente ou dizia que ia à casa-de-banho enquanto me recompunha. Nunca dei sinais que estava preocupada ou a sofrer, não era disso que ela precisava.
        Depois dessa semana voltámos para casa, toda a gente a sentir-se muito melhor, até que a minha mãe ganhou uma infecção na cicatriz da operação e, pela primeira vez, o meu pai mostrava sinais de preocupação. Mas com a medicação e cuidados médicos, tudo se resolveu.
Estávamos todos radiantes. Tudo tinha acabado, pensei eu. Mal eu sabia que era o menor dos nossos problemas…

3 comentários: